sexta-feira, 13 de maio de 2011

Veja como os 3 ômegas podem mudar a sua vida

Os ácidos graxos essenciais são gorduras boas que são necessárias para o bom funcionamento do organismo, porém ele não consegue produzi-los e precisamos adquiri-los através do consumo de aliemntos. Muitos alimentos são chamados funcionais justamente por oferecerem alguns desses ácidos, como os peixes, óleo e sementes de linhaça, nozes e abacates.
Ômega 3
Muitas pesquisas têm mostrado que quem come mais peixe e menos carne vermelha tem uma vida mais longa e mais saudável. Isso porque os peixes, principalmente salmão, sardinha e atum possuem altas dosagens de o ômega 3, que é um ácido graxo polinsaturado extremamente importante no funcionamento do organismo, mas que não é produzido pelo nosso corpo, por isso deve ser adquirido através da alimentação. O ômega 3 é eficaz contra a oxidação do colesterol ruim (LDL) e com isso prevenindo doenças cardiovasculares, como o ataques cardíacos. Também auxilia no tratamento de quem tem hipertensão.


O consumo regular de omega 3 também auxilia na manutenção do cérebro. Essa substância faz parte da estrutura desse órgão, provendo a boa comunicação entre as células nervosas, ajudando no monitoramento da memória e do humor.

Ômega 6


Assim como o ômega 3, o ômega 6 também é um ácido graxo que não é produzido pelo organismo. Ele também é encontrado em peixes, óleos vegetais e alguns cereais e promove o combate ao colesterol, excesso de glicose e ajuda quem tem hipertensão. Porém estudos demonstraram que o excesso desse ácido pode provocar doenças degenerativas como o Mal de Alzheimer, por este motivo seu consumo como suplementação deve ser moderado e de preferência com aconselhamento de médico ou nutricionista.

Ômega 9



Já o ácido graxo ômega 9  pode ser produzido pelo organismo, desde que os ácidos ômega 3 e 6 já estejam presentes em seu organismo (através da alimentação, já que seu corpo não consegue produzi-los). Esse ácido também ajuda na redução do colesterol, a aterosclerose, melhora as funções imunológicas e ajuda a proteger contra certos tipos de câncer. A maior fonte de ômega 9 é o azeite de oliva, azeitonas, abacates, amêndoas e óleo de gergelim .

Postado por Jean Rafael
http://www.alimentacao-saudavel.com/veja-como-os-3-omegas-podem-mudar-a-sua-vida-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário