segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ação dos ácidos

A presença dos ácidos é constante no nosso dia a dia .Eles são encontrados em frutas , cítricos, produtos de limpeza, entre outros.Além disso, participam de diversos processos químicos industriais.
      Na indústria, os ácidos tem papel fundamental.Além de servirem de matéria prima são importantíssimos em processos de manufatura.Ao falar da utilização de ácidos  pela indústria ,não podemos esquecer  do ácido sulfúrico,pois sua importância é tão grande que seu consumo pode ser utilizado como termômetro para medir o desenvolvimento de uma nação.
       Com aspecto líquido, incolor e viscoso, o ácido sulfúrico é um forte oxidante e desidratante. Relativamente barato,é muito utilizado na manufatura de couro,fertilizantes e uma enorme lista de processos de diferentes ramos da indústria.
        Alguns ácidos são altamente corrosivos.O ácido sulfúrico, por exemplo, pode corroer muitos metais, e mesmo queimar a matéria viva, destruindo os tecidos do corpo humano. Os ácidos nítrico e clorídrico também possuem essa propriedade : são ácidos fortes,amplamente aplicados na indústria. Os ácidos sulfúrico,nítrico e clorídrico são inorgânicas.Os ácidos orgânicos ( que contém átomos carbono) geralmente são mais fracos.Por exemplo, o vinagre  é uma solução fraca de um ácido orgânico acético. A dor causada  pelo ferrão dos insetos é provocado pelo ácido fórmico; o ácido láctico éo responsavél pelo gosto azedo do leite coalhado , o gosto azedo em frutas cítricas, como limões e laranjas, é causados pelo ácido cítrico, maçãs e peras contém ácido málico.
Fontes : Livro de Quimica e Enciclopédia do estudante
Postado por Michelle de Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário