sábado, 28 de maio de 2011

Ácido Fólico

Também conhecido por vitamina B9 ou vitamina M, sendo uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B, necessária para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina.
Como já foi demonstrado acima, o Ácido Fólico não é prejudicial à saúde, na verdade até é benéfico, aí vão os benefícios causados pelo consumo deste ácido:

  • O ácido fólico é efetivo no tratamento de certas anemias.
  • Pode manter espermatozóides saudáveis.
  • É um componentes indispensáveis para uma gravidez saudável.
  • Reduz risco de mal de Alzheimer
  • Pode ajudar a evitar doenças cardíacas e derrame.
  • Ajuda a controlar a hipertensão.
Pode ser encontrado em vísceras de animais, verduras com folhas verdes, legumes, frutos secos, grãos integrais e levedura de cerveja. Perde-se em alimentos mantidos em temperaturas ambientes e também durante o cozimento. Sua ingestão diária não é necessária.
O ácido fólico atua na prevenção de anomalias congênitas no primeiro trimestre da gestação. Ele é recomendado na prevenção primária da ocorrência de defeitos do fechamento do tubo neural, que entre os dias 18 e 26 do período embrionário transforma-se na espinha. Defeitos do tubo neural são malformações que ocorrem no início do desenvolvimento fetal, sendo os principais: anencefalia e espinha bífida. As doses diárias recomendadas são de 0,4 a 0,8 mg no período de no mínimo um mês antes da concepção até três meses ou 12 semanas de gravidez. O principal problema desta prevenção reside no fato de cerca de metade das gestações não serem planejadas e, assim, quando as mulheres descobrem que estão grávidas já é tarde para se fazer a suplementação com o ácido fólico.


Postado por: Diogo Lopes


Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_f%C3%B3lico

Nenhum comentário:

Postar um comentário