quinta-feira, 2 de junho de 2011

O que é o ácido?


Ácido = É toda substancia que em presença de água libera H+ como único íon positivo.

ÁCIDO SALICÍLICO
O ácido salicílico é um Beta-Hidroxiácido (ß-Hidroxiácido) É um ácido utilizado no tratamento de pele hiperqueratótica, isto é, super espessada, em condições de descamação como: caspa, dermatite seborréica, ictiose, psoríase e acne, problemas que atingem facilmente a ala masculina. É caracterizado ainda por ser um regularizador da oleosidade e também um antiinflamatório potencial. A grande vantagem deste ácido é que apresenta um bom poder esfoliativo e também uma ação hidratante, cuja característica principal é a capacidade de penetração nos poros ajudando na remoção da camada queratinizada com uma acção irritante muito menor que os outros ingredientes.
O ácido salicílico foi originalmente descoberto devido às suas ações antipiréticas e analgésicas. Desde 400 a.C, que se sabe que a casca do salgueiro possuía estas propriedades. Em 1827, o seu princípio ativo, a salicilina, foi isolado. Dele se extrai o álcool salicílico, que pode ser oxidado para o ácido salicílico.
Porém, descobriu-se depois que este ácido pode ter uma acção corrosiva nas paredes do estômago. Para contornar isto foi adicionado um radical acetil à hidroxila ligada diretamente ao anel aromático, dando origem a um éster de acetato, chamado de ácido acetil-salicílico (AAS), menos corrosivo, mas também menos potente.
APLICAÇÕES:
·           Fabricação de aspirina na indústria farmacêutica.
·           Produção de salicilatos na indústria química (ver abaixo).
·           Iniciador e agente solubilizante na manufatura de colorantes e pastas de impressão na indústria têxtil.
·           Preservante na indústria alimentar (depende da legislação).
·           Ingrediente em numerosas preparações medicinais e cosméticas.
Especialmente por ser b-hidroxi-ácido com propriedades queratolíticas (dissolve a queratina) e antimicrobianas. Como queratolítico ele diminui a espessura da pele e atua contra a contaminação de bactérias e fungos oportunistas.
É utilizado com este fim, para o tratamento de pele hiperqueratótica, que significa com exagerada produção e acúmulo de queratina, em diversas condições de descamação como: caspadermatite seborréicaictiosepsoríase e acne.
Caracteriza-se ainda por ser um regularizador da oleosidade e também um agente potencialmente antiinflamatório.


POSTADO POR: PAULA OHSE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário