quinta-feira, 2 de junho de 2011

Ácido Graxo


Os ácidos graxos são formados por cadeias de átomos de carbono que se ligam a átomos de hidrogênio com um radical ácido em uma de suas extremidades.
Os ácidos graxos podem se apresentar na forma saturada (onde os carbonos apresentam ligações simples) ou não-saturada (com uma ou mais ligações duplas). No caso de apenas uma dupla ligação na cadeia, o ácido graxo é denominado monoinsaturado, no caso de duas ou mais ligações, chama-se poliinsaturado.
Geralmente as gorduras apresentam ácidos graxos saturados em sua composição, já, os óleos, apresentam ácidos graxos não-saturados. Essas diferenças são percebidas nos estados físicos desses compostos em temperatura ambiente. Vale ressaltar que quanto mais elevada for à concentração de ácidos graxos saturados no lipídio, mais sólido ele se apresentará.
É através da alimentação que consumimos os ácidos graxos que serão utilizados como fonte de energia para o funcionamento de nosso corpo. Aproximadamente 40% do total de nossa necessidade diária de ácidos graxos são obtidos através da dieta. 
CURIOSIDADE:
Em algumas espécies de seres vivos, como, por exemplo, animais que hibernam e pássaros migrantes, os ácidos graxos são sua única fonte importante de energia.


POSTADO POR: PAULA OHSE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário